Pre-loader

Arquivo

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 

Nota divulgada no Facebook da Croatia Sacra Paulistana à mídia brasileira em 14/7/2018

 

A Croatia Sacra Paulistana repudia as manifestações da mídia brasileira que afirmam ser o povo croata nazista ou neonazista. Tal afirmação é equivocada, generalizadora e preconceituosa e visa apenas denegrir a identidade croata, tão pouco conhecida no Brasil. Deve-se então esclarecer o público brasileiro sobre a campanha de desinformação da qual nosso país e nosso povo é vítima.

Durante a Segunda Guerra Mundial parte dos croatas integrou um movimento de extrema direita chamado Ustasha, ao qual se atribuem diversos crimes. No entanto, a adesão a esse movimento esteve longe de ser unânime naquele período histórico e não tem aderência na sociedade croata contemporânea.

A Croácia moderna se constitui como uma sociedade democrática e constitucional, que emerge da recente Guerra Patriótica, que culminou com independência política do povo croata e com o estabelecimento do estado croata. Surgiu então uma sociedade plural e diversificada, com diversos partidos políticos de vários os prismas ideológicos, dinâmica, pujante e democrática.

Os valores patriotas são presentes em um povo antigo que respeita seus antepassados e sua tradição de luta pela liberdade política. Assim, manifestações patrióticas são comuns: os croatas amam seu país, seus símbolos nacionais, seu folclore e sua história. Os veteranos de guerra são vivos e ainda jovens, a população em geral se lembra dos sofrimentos dos anos 90.

As manifestações de orgulho nacional dos atletas croatas representam o amor pelo país que o croata tem. Assim, a alegria da vitória não se transforma em agressão ou discurso de ódio, como querem uns, que procuram borrar as conquistas croatas e nos fazer ter vergonha de nossa identidade.

Cabe a pergunta: a quem interessa a veiculação de notícias tão depreciativas? Certamente àqueles que não toleram o sucesso da Croácia como estado e dos croatas como nação. Também àqueles que não toleram opiniões contrárias e para silenciá-las as classificam de forma torpe para denegri-las. Por fim, também podemos listar os beneficiários da velha ordem que oprimiu o povo croata no correr do século XX.

Sabe-se que fazer afirmações generalizadoras e depreciativas sobre determinado povo ou etnia configura preconceito e nós croatas, nos opomos a isso com nossa tradição de amor pela liberdade. É lamentável que em um momento tão belo tenhamos que nos ater aos horrores do passado, como se não tivéssemos o direito a alegria do presente.

A Croácia já é vencedora por chegar a final da Copa do Mundo FIFA 2018. Esperamos que o interesse por nossa história e riqueza cultural leve as pessoas para além das generalizações preconceituosas. Que descubram o nosso papel na História do Ocidente, a devoção de nossa fé, a grandeza dos nossos artistas, arquitetos e músicos. Certamente ficarão fascinados com a pluralidade que encontrarão. O nosso desejo de democracia mostrará o quanto autoritário é o motor daqueles que hoje nos acusam.