Pre-loader

Arquivo

1º Congresso Brasileiro de Croatas e Descendentes

 

O primeiro dia do nosso congresso foi um sucesso!

Salão cheio com público muito interessado em saber da história da comunidade croata. Contamos com a presença de descendentes o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro para além dos croatas paulistanos e paulistas.

O evento foi aberto, após os hinos dos dois países, com o poema Hrvatska (Croácia) de Drago Ivanišević com a leitura e tradução da Dubravka Šuto.

Depois, o nosso presidente Tomislav Correia-Deur e a sua convidada Kátia Gavranich Camargo apresentaram respectivamente as duas associações croatas em São Paulo, contado a sua história e missão, terminando o primeiro bloco com a fala sobre a imigração croata no Brasil do Milan Puh.

Posteriormente a representante da embaixada croata em Brasília, a sra. Gordana Prelčec Sermek trouxe dados interessantes sobre as relações bilaterais entre a Croácia e o Brasil, acompanhada da Vanessa Matijaščić que trouxe um pouco do histórico da relação dos dois países.

No dia 24, domingo, Miroslav Deur, proprietário de uma agência especializada em turismo religioso, falou no congresso, e Gordana Prelčec Sarmek fez uma breve apresentação sobre as mudanças na Lei de Cidadania Croata.

O bloco matinal de apresentações foi concluído por Dubravka Sidonija Šuto com uma apresentação de instituições croatas que podem ser de interesse para todos aqueles que desejam se aproximar, talvez morar, em sua terra natal, uma vez que atua em órgãos representativos expatriados há muitos anos.

O almoço foi servido com ćevapčići e macarrão com legumes e sobremesas caseiras, e o intervalo terminou com um concerto de Fran e do grupo folclórico Jadran.

O segundo bloco de apresentação foi dedicado ao tema da cultura, idioma e outras peculiaridades identitárias dos croatas.

Tomislav Correia-Deur expressou sua opinião e visão do que é significativo para os croatas.

Maja Kvaternik Fernandes Leite apresentou algumas das razões pelas quais a língua croata é importante para a identidade e a estabilidade croatas na "pátria", mas no mundo.

A conclusão do congresso foi usada por Dubravka Sidoni Šuto para apresentar as principais informações sobre onde é possível aprender croata e o que é necessário para os candidatos iniciarem e continuarem com êxito sua educação (linguística) na Croácia.

Este evento de dois dias foi muito concorrido, acompanhado por muitos elogios e expressões de gratidão de todos aqueles que vieram de longe para estar um pouco mais perto da Croácia. Novas ideias e oportunidades já nasceram de conversas, apresentações e contatos.

A Croatia Sacra Paulistana agradece, de coração, a todos os envolvidos em no 1º Congresso Brasileiro de Croatas e Descendentes. Obrigado aos palestrantes, que compartilharam seu conhecimento. Obrigado aos artistas, que fizeram nossos corações baterem mais forte. Obrigado aos inscritos, que dão significado ao nosso trabalho, nos honrado com a presença e atenção.